terça-feira, 24 de setembro de 2013

Parceria com Miguel & Miguel - Transformação Artesanal de Porco Preto

O Cozinha com Arte tem o prazer de anunciar uma parceria com a empresa Miguel e Miguel - Transformação Artesanal de Porco Preto.





Fundada em 1997, a Miguel e Miguel, Lda. dedica-se ao fabrico de Enchidos, Presuntos e Preparação de Carnes de Porco Preto. Situados no Alentejo ( concelho de Serpa, distrito de Beja) a Miguel e; Miguel cresceu nos últimos anos implantando-se no mercado como uma empresa de qualidade na transformação artesanal de porco preto, criando produtos de sabor ímpar.


Pode encontrar os produtos da Miguel e Miguel nos maiores supermercados do país ( Pingo Doce, Continente, Jumbo, Makro, Intermarché, El Corte Inglês, etc).

A Miguel e Miguel tem uma vasta gama de produtos de Porco preto. Conheça toda a gama de produtos da marca
aqui.

- Carne fresca -várias partes como: carré, lombo, plumas, costeletas do lombo, entrecosto, tiras de entrecosto, secretos, hambúrgueres, espetadas, salsichas, etc.





- Enchidos ( inteiros e fatiados) - paio do lombo, paiola, paio do cachaço, salsichão, chouriço de carne, alheiras, farinheira, morcela de arroz, linguiça fina, torresmos, etc.

- Presunto - inteiro, fatiado e em pedaços.

Curiosidades sobre o Porco Preto( informação retirada do site da Miguel e Miguel)

 

"O Porco Preto Alentejano é um animal de pele escura, pelo escasso, focinho e patas finas e compridas. Tem uma característica genética que lhe permite armazenar gordura no seu tecido muscular e que é a chave da inconfundível textura da sua suculenta carne. Esta raça é excepcional e privilegiada pela natureza, e nos dias de hoje só se encontra no sudoeste da península ibérica.
 
A Raça Alentejana é descendente do sus mediterraneus javali do sul, derivando do tronco ibérico ou românico. Devido à sua genética e inexistência de cruzamentos com outras raças, regista maior capacidade de infiltração de gordura intramuscular. Assim se explicam as nervuras marmoreadas que dão à carne uma untuosidade e textura únicas, e um paladar e aroma inconfundíveis.
 
Historicamente preservada em Portugal, a Raça Alentejana é única e valorizada em todo o Mundo pela sua autêntica genuinidade.

O regime bolota que combina com a ingestão de ervas frescas e plantas aromáticas, complemento proteico que acrescenta um suave perfume as suas carnes e daí é sem dúvida a matéria-prima insubstituível para conseguir as melhores carnes, enchidos e presuntos que temos o prazer de fabricar.

Esta carne é a base da nossa suculenta produção. (Presuntos, Paios, Palaio, Paio do Lombo, Paiola, Paio do Cachaço, Salsichão, Linguiça, Chouriço de Sangue, Catalão, Farinheira, Toucinho e Papadas salgadas).
Carne cuja cor varia entre a cor rosa pálida e rosa escura, consoante a idade do animal, tem uma textura pouco fibrosa e uma gordura firme, por vezes excessiva à superfície das carcaças. Todas as nossas carnes, tais como: Secretos, Plumas, Lombinhos, Lombos, Presa da Pá, Entrecosto, Faceira, Cachaço, Costeletas, Espetadas, etc. que hoje se utilizam em grande parte na nossa gastronomia em todo o pais são provenientes destes distintos animais."
 
A Miguel e Miguel teve a amabilidade de me enviar alguns dos seus produtos, os quais desde já agradeço e passo a apresentar:
 







 


Churrasco de porco preto
 
 
Paiola
Retira-se a presa da pá do porco preto e submerge-se num molho especial à base de especiarias e pimentão durante alguns dias. Enche-se a tripa do próprio porco e dependura-se durante 120 dias. Deve comer-se em rodelas muito finas.


Salcichão
Feito a partir da carne seleccionada das pernas do porco preto, temperada com pimenta preta em grão, vinho da região, sal e especiarias. Depois de enchido é dependurado num processo de cura de 60 dias. Deve-se consumir curado apresentado uma cor rosa marmoreada com o branco


Paio de Lombo
Retira-se o lombo do porco preto, e submerge-se num molho à base de pimentão e especiarias durante alguns dias. Enche-se a tripa do próprio porco e dependura-se durante 120 dias. Deve comer-se em rodelas muito finas.

 
Morcela de Arroz
 
 
Plumas do Lombo de porco preto

 
Carré de porco preto


Hamburger com sabor a cebola

 
Teclado de porco preto e salsichas frescas de porco preto


Lagarto de porco preto
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

olá a todos, deixem o vosso comentário, adoro ler todas as vossas mensagens, bjs

poderá ver também

Related Posts with Thumbnails